FIFA abre processo disciplinar à Argentina pelos festejos na final do Mundial2022

A FIFA abriu um processo disciplinar contra a Argentina devido a alegadas más condutas e comportamentos ofensivos de seus jogadores durante as celebrações da conquista da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. O comunicado foi divulgado na sexta-feira pelo órgão.

De acordo com a FIFA, o processo diz respeito a uma possível violação das regras de mídia e marketing do órgão, que ocorreu na zona mista após a final, onde os jogadores argentinos teriam se recusado a falar com jornalistas estrangeiros e danificado materiais no local.
“Um processo disciplinar foi instaurado para investigar a existência de comportamento ofensivo e violação dos princípios de fair-play por parte da Argentina”, afirma o comunicado.

Em 18 de dezembro do ano passado, na final da Copa do Mundo de 2022, em Lusail, a seleção argentina conquistou o troféu ao vencer a França por 4-2 nos pênaltis, após empate em 3-3 no prolongamento.

A federação francesa também reclamou do comportamento dos jogadores sul-americanos, principalmente por supostas atitudes desrespeitosas em relação ao atacante Kylian Mbappé.
Durante as comemorações no campo, o goleiro Emiliano Martinez chegou a colocar o prêmio de melhor goleiro da competição (uma luva) perto de suas genitais, uma atitude capturada pelas câmeras de televisão e pelos fotógrafos.

Até o momento, a FIFA não estabeleceu um prazo para a resolução deste processo disciplinar.
A FIFA também anunciou a abertura de outro processo disciplinar contra a federação croata, por discriminação e interrupção da ordem e segurança em jogos, durante a vitória por 2-1 contra Marrocos, que garantiu o terceiro lugar no torneio para a equipe croata.
A FIFA não especificou as causas específicas, mas circularam vídeos no dia da partida mostrando vários jogadores croatas cantando canções nacionalistas com conotações fascistas.